MOMENTO 3 - "Quando se conhece a história se caminha melhor"
20 de outubro a 02 de novembro
Que bom, aos poucos conhecemos um pouco mais a dinâmica própria da educação a distância. Neste Momento abordaremos alguns aspectos conceituais que envolvem um curso desta natureza. Você pode começar pelo vídeo: assista o vídeo sobre EaD, disponível no CD-ROM e anote os pontos que considerar importantes. Depois faça uma leitura atenta dos textos indicados.
As atividades deste Momento são as seguintes:
1) Elaboração de um glossário de termos do universo da EaD. Cada um de vocês pode inserir quantas palavras quiser ao longo do curso. Para inserir uma nova palavra, basta acessar o Glossário e clicar em "Novo Item".2) Realização de pesquisa dirigida na máquina de busca Google de modo que você conheça algumas dicas importantes para localizar aquilo que deseja na Web.3) Construção de um mapa conceitual que represente um dos conceitos vistos neste Momento. Lembre-se de que você pode fazer o seu mapa usando o programa CmapTools, disponível no seguinte endereço: http://cmap.ihmc.us/. Com esse programa você conseguirá construir o seu mapa com muito mais facilidade! Esta é a Atividade 4, que é obrigatória.
Aproveite essas atividades para aprofundar seus conhecimentos sobre os assuntos estudados.
Veja os materiais de apoio e as atividades abaixo.
Leitura - Mapas conceituais Documento PDF
Leitura - Pesquisa na web Documento PDF
Leitura - Perguntas freqüentes sobre EaD Documento PDF
Leitura - Os mapas - Rubem Alves Documento PDF
Pesquisa na Web - Roteiro orientado Documento PDF
Construção de Glossário de termos sobre EaD
Atividade 4 (obrigatória) - Construção de mapa conceitual Tarefa
Tarefa prática - Pesquisa na Web
Formulário Check List Documento Word
Envio do Check List Tarefa
Dúvidas referentes ao Momento 3 Fórum
Um comentário:
Nesse momento3 o maior destaque ficou por conta da aprendizagem da construção de mapas conceituais onde aprendemos a elaborar e organizar textos dentro desse conceito.
Os mapas conceituais funcionam como se fossem um organograma, porém, com a inserção dos conceitos mais importantes dentro de um texto e numa ordem hierárquica decrescente.
Usa-se desenhos tipos figuras geométricas interligando as palavras e frases de forma que o leitor através desses desenhos possa ter um resumo do texto pretendido.
Postar um comentário